Vi, há uns dias atrás, no noticiário da Sic, o das 20.00 que se prolonga até às 21 e qualquer coisa, uma 'peça jornalística' de fino recorte sobre a Operação Orion 08. Confesso que ouvi mais do que vi, talvez tenha sido esse o erro. Entrevistaram militares que, dando conta das duas etnias desavindas, Merengue ao Norte e Samba ao Sul, reflectiam sobre as operações militares, os tiros, as brigadas, a logística. Um espectador mais incauto e idiota chapado, como eu próprio, pensaria, de imediato na América Latina. O facto de falarem Português apontaria para uma intervenção de tropas portuguesas na ... Merengosambia (?) Mas não! Tudo aquilo era em Portugal e... a sério. Fui alertado por algo insólito como a tomada, ou algo do género, da ponte da Chamusca. Homens, bravos dos pelotões, desembarcavam furiosamente e disparavam (ouvia-se algo, poderia ser uma gravação), enquanto o país, entre Sambas e Merengues via aquela espécie de paintball para profissionais e gente séria em horário nobre. Fiquei feliz por saber que eu, Samba, não estava em guerra com o meu compadre Jorge, Merengue. Fiquei aliviado porque a minha afilhada não teria de se humilhar dizendo baixinho na escola: "O meu padrinho é Samba..." ou o inverso para o meu filho do meio. Fiquei orgulhoso quando soube que era um exercício: estavam a (t)reinar. Quando for a sério, pelo menos sabemos que sabem cuidar da tomada da ponte da Chamusca e outras coisas inimagináveis. Como os nossos antepassados, treinam. Parece que estou a ver Afonso Henriques (Merengue), com a sua cota de malha de ferro a matar uns sarracenos (Sambas) furiosamente, a dar o máximo, não fosse dar-se o caso de, perante a situação real, não conseguir decepar e mutilar infiéis com eficácia (Já nem falo do que seriam os treinos de Vlad, o Empalador).
E, já agora, por que razão Merengues no Norte e Sambas no Sul (com o Tejo ao meio)? Proponho, para a Operação Orion 09, uma sarrafusca entre os Rojões, ao Norte, e os Açordas, ao Sul (Não quero dar demasiadas ideias mas fazia-se um Pearl Harbour brutal na marina da Amieira, Alqueva!).
1 comentário:
é preferível dar um passeio no alqueva, depois de um almoço bem passado entre amigos. boa semana.
Enviar um comentário